ARS POETICA 2U releva do conceito de que a alquimia das palavras é parte essencial da vida, sendo esta considerada como arte total.
Por isso se revê no projecto ARS INTEGRATA e é parte integrante do mesmo, procurando estar em sintonia com todos os que partilham do nosso modo aberto de conceber e fruir a arte.
Por isso é também 2U (leia-se, "to you", i.e. a arte da poesia para si).
Colabore com poemas, críticas, etc.
E-mail: arspoetica2u@gmail.com
Somos fiéis ao lema "Trás outro amigo também".

Convidamo-lo ainda a visualizar e a ouvir (basta clicar com o rato sobre as imagens) alguns dos poemas com música e interpretação por elementos do Ars Integrata Ensemble (vídeos disponíveis no final desta página), assim como a visitar a página do mesmo em http://arsintegrataensemble.blogspot.com/


-

POEMARIUM : recipientis poeticus

POEMARIUM : recipientis poeticus

terça-feira, 25 de setembro de 2007

ARS POETICA (0)

Windows of creation (2002) / David Zink

ARS POETICA releva do conceito de que a poesia é uma manifestação não só reveladora do ilimitado potencial criativo do ser humano como essencial à sua própria existência, uma parte essencial da vida, sendo esta considerada uma forma de arte total.

Entendemos que a poesia evidencia a musicalidade das palavras e coloca nestas o sentido do indizível, indo ao âmago da alma humana, em busca do conhecimento de si próprio e dos outros, e bem assim da sua relação com a natureza e o infinito cósmico, potenciando uma multiplicidade de leituras, criando ritmos e melodias que desafiam o imaginário, como artifício da sua forma de (se manif)estar e de transformar o mundo que o rodeia, superando a natureza da sua condição animal, para afirmar a sua racionalidade.

Com efeito, a poesia enquanto arte das palavras - acto distinto da objectividade da contrução técnica do discurso -, é uma permanente viagem interior, que se revela plena de musicalidade e múltiplos sentidos que interagem com o interlocutor (a começar pelo próprio poeta), estimulando novas dimensões da sensibilidade, que conduzem a um maior conhecimento de si próprio e do mundo que nos rodeia, num percurso que pode ir do finito ao infinito (e vice-versa).


ARS POETICA defende que a poesia tem tudo a ganhar quando congrega outras formas de arte

e que melhor se completa quando congrega outras formas de arte (artes visuais, dança, música, etc.).

Consequentemente, ARS POETICA revê-se no projecto ARS INTEGRATA e é parte integrante do mesmo.


ARS INTEGRATA é um projecto aberto assente na criação artistica multidisciplinar, fundado por David Zink a partir de um ensemble homónimo - de dimensão e composição variáveis, mas com um "núcleo duro" composto pelo Corelis (coro misto), DZ (autor-intérprete, direcção musical, piano e sintetizadores), Equivalentes (projecções cenográficas, fotografia), Jorge Castro e Júlia Lello (poetas, intérpretes), Leonor Henriques, Mafalda Tello e Sophia Sylva (bailarinas) - que recentemente (31 Janeiro 2007) se apresentou na Culturgest, misturando vários géneros e formas artísticas, integradas por texturas musicais a partir da fusão de elementos populares e eruditos, do jazz e do rock à música clássica e à vanguarda, tendo sido muito aplaudido pela assistência que encheu a prestigiada sala de concertos...... e pretende ser também uma associação emergente e um espaço de discussão, conhecimento, troca de experiências e informação, abrangendo todas as formas de arte (incluindo a música, a dança, as «belas artes», a literatura e a poesia, etc.), aberto tanto a artistas executantes, como a investigadores e ao publico em geral interessado nestas matérias.


ARS POETICA procura estar em sintonia com todos os que partilham do nosso modo aberto de tratar a arte das palavras. Por isso é também ARS POETICA 2U (leia-se, "to you", i.e., a arte da poesia para si).

A sua colaboração é essencial, contribua com poemas, críticas, ensaios, depoimentos e/ou divulgue aos seus amigos.



Somos fiéis ao lema "Trás outro amigo também".



N.B.: ARS POETICA 2U é um espaço de livre-pensamento e de debate de ideias - independentemente das seus colaboradores -, não possuindo vinculação a correntes estéticas particulares, nem comprometimento clubístico, político-partidário, ou de cariz confessional, pelo que não assume qualquer comprometimento com os textos e opiniões expressas e/ou praticadas tanto no seu blog como naqueles que divulga (idem, para sites).


Da Ciência e da Arte / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

Acerca da essencial e discreta diferença / Júlia Lello (poema) & David Zink (música)

Canção de embalar / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

Falas de amor / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)